terça-feira, 11 de novembro de 2014

Sinais concretos da IVC estimulam renovação da Igreja


O Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã, encerrado neste domingo, dia 9, teve o grande mérito de mostrar aos mais de 200 participantes como estão se desenvolvendo as experiências de implantação da catequese com inspiração catecumenal em diversas regiões do País. Para o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Jacinto Bergman, o encontro revelou a acolhida do Brasil a essa nova metodologia. “Estamos otimistas com os sinais concretos da iniciação à vida cristã no Brasil apresentados neste seminário. Esta é uma proposta de renovação da Igreja a partir da paróquia”.

Organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, o seminário foi realizado de 6 a 9 de novembro em São Caetano do Sul (SP), na Matriz Sagrada Família, Diocese de Santo André, reunindo representantes dos 18 regionais da CNBB. Sob o lema “Quanto a nós, não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (Atos 4,20), o encontro teve por objetivo estimular a prática de uma catequese com metodologia mais dinâmica, participativa e principalmente experiencial, tendo como base o itinerário catequético com inspiração catecumenal. Responsável pela acolhida e infraestrutura do evento, o pároco da Matriz Sagrada Família, padre Jordélio Siles Ledo, destacou que a proposta do seminário é a de criar uma linguagem mais unificada de ministrar a catequese, adequando-a às realidades brasileiras. “O itinerário de iniciação à vida cristã prega uma catequese vivencial, orante e mais interativa. É uma catequese mistagógica, que quer inserir o catequizando no mistério de Cristo”.

O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, saudou os participantes do seminário em visita oficial ao evento, na tarde de sábado, dia 8. Ressaltando a importância de uma verdadeira conversão pastoral missionária da Igreja, Dom Odilo falou que é preciso dar um salto de qualidade para que se produzam os frutos da fé. “Temos muito que caminhar ainda, temos que ter uma nova percepção, voltar à base da fé. Precisamos realizar um trabalho catequético diferente para que no futuro tenhamos frutos melhores.”

Durante o encontro, os participantes conheceram experiências concretas de iniciação à vida cristã: a do regional Nordeste III – Aracaju, que apresentou os resultados do Alerta, evento de evangelização destinado aos jovens que estão vivenciando ou vão viver o itinerário da iniciação à vida cristã no processo catecumenal, do Regional Sul 1 – São Paulo, de catequese junto às pessoas com deficiência, e a do Regional Norte II – Abaetetuba (PA), junto às comunidades ribeirinhas.

Outro evento integrante do seminário foi o lançamento oficial do livro “Itinerário Catequético”, que apresenta orientações para a Pastoral Bíblico-Catequética, trazendo todos os passos necessários para a implantação desse novo modelo catequético pelas comunidades. No livro há quatro propostas de itinerários específicos para as diversas faixas etárias: adultos catecúmenos, adultos catequizandos, crianças e adolescentes e jovens. São roteiros que integram celebrações inspiradas no RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos).

O Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã foi encerrado com missa de envio, celebrada na Matriz Sagrada Família e presidida por Dom Jacinto Bergman. Além dos bispos e sacerdotes que participaram do seminário, a celebração contou, também, com a presença do provincial da congregação dos Estigmatinos (à qual pertencem os sacerdotes da Matriz Sagrada Família), padre Aparecido Neres Santana.

Cida Flosi – MTb 12.188
2T Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. A você que não tem uma conta google(gmail), escolha a opção anônimo, identificando-se no final do seu comentário.