terça-feira, 15 de julho de 2014

Escola de Atualização Catequética - Regional Sul I


Iniciamos hoje, dia 15, até o dia 18 de julho, mais um módulo da Escola de Animação-Bíblico Catequética do Regional Sul 1-CNBB, no Antigo Centro Pastoral Santa Fé, agora Espaço Anhanguera eventos, São Paulo/SP, contando com a presença de 28 dioceses de nosso Regional.





Padre Paulo Gil, assessor da Animação Bíblico Catequética do Regional Sul I, acolheu a todos com muito carinho e fez uma oração inicial.





Logo após o acolhimento, a Ms Ir. Maria Aparecida Barboza, da congregação das irmãs do Imaculado Coração de Maria, começou a sua reflexão como tema proposto do eixo Bíblico: “Caminho para interpretação da Palavra”.


A Ir.Maria Aparecida trabalhou o caminho de interpretação da Sagrada Escritura tendo como instrumentos de trabalho dois documentos da Igreja de grande importância para Animação Bíblica da Pastoral: A Dei Verbum e a Verbum Domini.


Pode-se destacar da reflexão realizada pela assessora, os seguintes tópicos:

· A Tradição oral e escrita da Sagrada Escritura;
· Animação Bíblica na catequese;
· Alguns passos para diminuir a distância entre os cristãos e a Palavra de Deus. Pela intimidade da Palavra, que crescemos no diálogo com as outras religiões, e assim viver o ecumenismo;
· Dei Verbum : Um amplo espaço à Palavra de Deus, a Bíblia na mão do catequizando e o avanço das ciências bíblicas;
· Verbum Domini: A intimidade de Deus a partir da Palavra- Uma Igreja conduzida pela Palavra;
· Uma Igreja convocada a anunciar a Palavra ao mundo, motivando a justiça e a caridade 
· Deus que escuta o ser humano e sabe das suas necessidades, Ele se dá a conhecer no dialogo, pedagogia dialogal de Deus.

A Ir. Maria Aparecida, fez um itinerário sobre as cincos conferências episcopais da América Latina e Caribe, destacando o que cada uma traz de contribuição para a interpretação da Sagrada Escritura, na vida da Animação Bíblica Pastoral.

Para finalizar Pe. Paulo Gil destacou que a Palavra deve ser acolhida, meditada, celebrada, vivida, transmitida na nossa ação pastoral.










Fonte:http://abcdiocesejundiai.blogspot.com.br/2014/07/escola-de-atualizacao-catequetica.html#links

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. A você que não tem uma conta google(gmail), escolha a opção anônimo, identificando-se no final do seu comentário.