domingo, 21 de julho de 2013

INFORMES SOBRE O VIII SULÃO DE CATEQUESE

ORAÇÃO DO Vlll SULÃO

Deus nosso Pai, nesta memória dos 25 anos do Sulão, agradecendo pela caminhada feita, te Pedimos de reanimar em todo o Povo de Deus a esperança, sinal da tua presença amorosa e estímulo para o nosso testemunho. 

A tua Palavra continue no centro da vida e da atividade da Igreja. Senhor Jesus, catequista do amor e da esperança, ensina-nos a sermos missionários come tu o foste na Palestina, dois mil anos atrás.

Estejam em nós as atitudes presentes no teu agir: misericórdia com os pecadores, procura dos excluídos, amor aos pobres, coragem da verdade, perseverança e confiança no Pai. 
Deus Espírito Santo, ilumina as nossas mentes para compreender o que significa seguir e anunciar Jesus no mundo de hoje. 

Dá-nos força para confortar os corações atribulados e animar todos com a esperança, que vem da certeza que "Ele está no meio de nós". Maria, nossa mãe, catequista do filho Jesus e primeira missionária, ajuda-nos a sermos perseverantes no anúncio e no testemunho do Evangelho, para que todos tenham vida e vida em plenitude. Amém. 

+ Dom Antonino Migliore, Bispo de Coxim/ MS

VIII SULÃO DE CATEQUESE

O VIII Sulão de Catequese será realizado de 25 a 27 de outubro de 2013 na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, quando comemoraremos 25 Anos de Sulão. Cada diocese poderá enviar até 2 representantes da catequese. 

O último Sulão, cuja tema foi "Encontramos o Senhor, Vem e vê! (Jo 1,41b 46c), foi realizado em São José do Rio Preto, SP, nos dias 19 a 21 de agosto de 2011, com a participação dos catequistas dos cinco regionais (Oeste 1- Mato Grosso do Sul, Sul 1- São Paulo, Sul 2- Paraná, Sul 3- Rio Grande do Sul, Sul 4- Santa Catarina

Atendendo ao apelo da Igreja no Brasil, os regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Sul 1, Sul 2, Sul 3, Sul 4 e Oeste 1, realizarão o VIII Sulão de Catequese. O evento será realizado de 25 a 27 de outubro, na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul (RS), e também comemorará aos 25 anos de Sulão.

O objetivo do evento é resgatar e celebrar a história dos 25 anos do Sulão para reanimar a esperança na caminhada bíblico-catequética e destacar vias e modelos que inspirem o protagonismo de catequistas discípulos missionários para os novos tempos.

O tema geral escolhido para o evento é: “Catequista, protagonista da Fé, do amor e da esperança”, que sintetiza a vocação própria dos anunciadores da Palavra. Na oportunidade, haverá reflexões sobre a catequese e os catequistas que se reconhecem construtores de comunidades e comprometidos com uma nova evangelização para a transmissão da fé cristã.

De acordo com presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, e arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann, o Sulão é uma oportunidade para dar novo vigor aos catequistas. “À luz da Palavra de Deus, renovamos nossa esperança na fidelidade dos catequistas que acompanham seus catequizandos no processo de iniciação à vida cristã, apresentando-os a Jesus, que os despertam para o seguimento”.

O cartaz do evento tem um amplo significado. As tochas unidas, formam, juntas, uma única chama. E fazem recordar as palavras de Jesus: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não anda nas trevas” (Jo 8,12). Com essa afirmação de Jesus, os catequistas são convocados a iluminar o mundo, expressando os valores do evangelho: partilha, justiça e paz.
O último Sulão, cujo tema foi "Encontramos o Senhor, Vem e vê!” (Jo 1,41b 46c), foi realizado em São José do Rio Preto, SP, nos dias 19 a 21 de agosto de 2011, com a participação dos catequistas dos cinco regionais (Oeste 1- Mato Grosso do Sul, Sul 1- São Paulo, Sul 2- Paraná, Sul 3- Rio Grande do Sul, Sul 4- Santa Catarina).

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Diocesano de Limeira, SP



2 comentários:

  1. Link para assistir ao vídeo "Catequista Protagonista".
    http://youtu.be/McfxqNxsGZQ

    Olá Tudo bem?
    Estamos lhes enviando o link referente ao vídeo no youtube, cujo o tema é "Catequista Protagonista". O vídeo é a gravação da palestra realizada na cidade de Cascavel-PR, onde foi ministrada a palestra com base no documento do VIII Sulão de Catequese. Esperamos que gostem do vídeo, que ele possa lhes ser útil em vosso trabalho de divulgação do evento.
    Saudações Cristãs.
    Link para o vídeo "Catequista Protagonista"
    http://youtu.be/McfxqNxsGZQ

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. A você que não tem uma conta google(gmail), escolha a opção anônimo, identificando-se no final do seu comentário.