quarta-feira, 22 de maio de 2013

CATEQUESE JUNTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA - Reg Sul 1- CNBB


SÍNTESE DA REUNIÃO DA EQUIPE DE COORDENAÇÃO REGIONAL- 18/05/2013



A reunião foi realizada no dia 18 de maio de 2013 na residência episcopal da Diocese de Limeira. Participaram Dom Vilson Dias de Oliveira, Paulo e Sonia do Sub-Regional SP2; Mario, Margarete, Solange e Maria Aguilar do SP1; Irmã Marta da Pastoral dos Surdos, Márcia Movimento Fé e Luz; Irmão Carlos Eduardo Exposito representante do Sub-Regional de Ribeirão Preto, Cleuza e Valter Ceccheti da Pastoral das Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de S. Paulo. Ausências justificadas de Cícera (Mogi das Cruzes), Vanilda (Votuporanga), Maria Isabel e Jovelina (Limeira).

Após a oração inicial, foram tratados os seguintes assuntos:
·    Apresentação do irmão Carlos Eduardo Exposito, da Comunidade São Francisco de Assis, que representa a Diocese de Ribeirão Preto, onde será iniciada a Catequese junto à Pessoa com Deficiência. Relatou que feito um levantamento das pessoas com deficiência no regional num total de 14.862 pessoas. A diocese tem 94 paróquias, mas estas pessoas estão excluídas da participação na igreja e mesmo da sociedade. Objetivo da pastoral que se inicia é a de resgatar a dignidade de pessoa e seu direito de participar da Igreja – que tenham pleno acesso ao meio celebrativo. “Somos chamados a catequizar todos. Todos devem ter direito aos sacramentos”.

·    A seguir os outros participantes se apresentaram e falaram de suas expectativas: Márcia (Movimento Fé e Luz) trabalha com deficiência intelectual e faz um intenso trabalho para que eles possam não só receber os Sacramentos mas participar integralmente da vida da Igreja e que os deficientes sejam aceitos de modo geral. Ela e o marido (Valter) são coordenadores da província de São Paulo. Em breve participarão de um congresso na Inglaterra que reunirá representantes do Movimento Fé e Luz de todos os continentes.

·    Maria Aguilar tem esperança que a implantação da catequese de Iniciação Cristã traga a plena acolhida dos deficientes e de suas famílias, onde possam participar plenamente da vida de comunidade. Devemos recuperar a dignidade da família. Muitos pais perdem a identidade quando tem um filho com deficiência. Devemos caminhar junto com outras pastorais.

·    Valter, coordenador da pastoral das Pessoas com Deficiência, destacou o trabalho para que os deficientes sejam protagonistas. Lembrou a questão de que muitas igrejas não têm acessibilidade, não tem estrutura para acolher a pessoa com deficiência.

·    Irmã Marta da pastoral dos surdos expôs que a falta de interpretes com conhecimento teológico é um desafio; falta a formação de interpretes para contextualizar os temas para a catequese. Há falta de interprete para a missa. Os catequistas não conhecem bem a linguagem de libras e isso dificulta a inclusão.
·    Sonia e Paulo falaram da retomada da catequese junto à pessoa com deficiência em Mogi das Cruzes, a formação de catequistas e a linguagem de libras. Aos poucos o clero está participando, a catequese toma novo rumo. Está havendo inclusão das crianças com deficiência nas turmas de catequese. As comunidades tem tido acesso em tudo o que acontece, envio de cartas para a formação das catequistas. Em Mogi das Cruzes não há um diretório de catequese mas todas falam a mesma linguagem. Foi destacada a importância da acolhida do deficiente em trabalhar nas barracas da festa do Divino. (propiciando resgate da dignidade da família também).

·    Dom Vilson lembrou que há três anos estamos juntos fazendo um trabalho na catequese junto às pessoas com deficiência. Participou com Irmã Marta em Brasília do encontro dos coordenadores de animação bíblico-catequética dos Regionais da CNBB de 2013. Quanto a sua saúde, falou do sucesso das cirurgias e graças a Deus está tudo bem. Comunicou que dois catequistas de Limeira estão fazendo curso de interpretes.

·    Quando ao roteiro para o subsidio do Sul 1 para a catequese, Cicera irá apresentá-lo na próxima reunião. Foi comentado que infelizmente ainda não temos noção da importância do trabalho junto às pessoas com deficiência. A região Brasilandia inicia um projeto de catequese inclusiva com crianças surdas, precisamos estar atentos para que haja realmente a inclusão nas celebrações e na vida da comunidade. Muito importante a iniciativa da catequista. O deficiente e sua família precisam sentir-se parte da comunidade.

·    No próximo encontro resgatar todo material que temos desde 2002, o trabalho do Padre Antonio Marcos, material do irmão Carlos - revista de catequese.

·    Foi sugerido convidar Padre Décio (CNBB – DF) e Padre Antônio Marcos para a próxima reunião.

·    Dom Vilson falou da possibilidade de três vagas para o próximo Sulão, se mostraram interessados: Irmã Marta, Mario e Solange. As despesas ficam por conta das Regiões. Margarete entrará em contato com Padre Paulo para confirmação.

·    Dom Vilson, comunicou que foi cancelada a Assembléia prevista para os dia 27 e 28 de setembro deste ano, porém, ficou mantida a Romaria dos Catequistas a Aparecida dia 29 de setembro celebrando o Ano da Fé.

·    Foi entregue a equipe por Dom Vilson o livro do Sulão e “Sou Católico”.

·    Próxima reunião será no dia 24/agosto/2013 em Limeira, um dos assuntos será o planejamento de encontro de formação para o ano de 2014.

Margarete / Maria Aguilar/ Dom Vilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. A você que não tem uma conta google(gmail), escolha a opção anônimo, identificando-se no final do seu comentário.