sexta-feira, 23 de agosto de 2013

XXII - Jornada Diocesana da Animação Bíblico-Catequética de Jundiaí


A 18 de agosto na Comunidade Bom Jesus, pertencente à Paróquia Santa Rosa de Lima,

aconteceu a nossa tradicional jornada, que teve como objetivo reunir todos os catequistas da Diocese, celebrando o Dia do Catequista e proporcionando momentos de oração, reflexão e formação.

Neste ano da Fé foi preparado um momento celebrativo onde todos se sentiram acolhidos e que puderam professar, celebrar e testemunhar sua fé, tendo como Tema: “Caminho para o discipulado missionário”

Lema: “Fala Senhor na nossa voz” (At 8,26-40)

Iniciamos o Encontro com as Laudes e em seguida cada região pastoral foi convidada a apresentar um testemunho, representando uma dimensão catequética, tendo a sua coordenação como contribuição para a unidade de todos os níveis. Cada catequista que testemunhou ganhou um livro do Papa Francisco – Anunciar o Evangelho – Mensagem aos catequistas.

Região I – Coordenador Regional
Região II – Catequizando
Região III – Pré Catequese
Região IV – Perseverança
Região V – Confirmação
Região VI- Coordenação Paroquial
Região VII – Batismo
Região VIII – Adulto
Região IX e X - Eucaristia

Muito amor, esperança, ardor nos corações destes catequistas que testemunharam a transformação que Jesus operou suas vidas e o quanto vale a pena sair de suas casas, enfrentarem as dificuldades de anunciar, profetizar, como discípulos missionários. Testemunhos que aqueceram os corações de todos os catequistas que ali estavam. 

Por ultimo, o primeiro catequista da Diocese, D. Vicente Costa que nos disse:
- que é muito importante preparar a catequese, que ela não pode ser improvisada; 
- que devemos anunciar o que a Igreja diz com muito entusiasmo, com o ardor do primeiro anuncio, como verdadeiros discípulos de Jesus;
- que A Bíblia é um livro por excelência da catequese, devo ser servo da Palavra de Deus; 
- Que deve valer para nós catequistas na Iniciação Cristã: anuncio- conversão-discipulado- comunhão – missão;

Continuando nossa celebração foi proclamada a palavra At 8,26-40 pelo Pe. Leandro Megeto (assessor da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Jundiaí) em seguida o Pe. Paulo Gil (Assessor da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul I) fez toda a catequese em cima dos testemunhos que lhe tocaram o coração e também sobre a Palavra:

- Que Deus nos envia em missão, que devemos conhecer o catequizando, sua família, uma catequese que vai ao encontro, se aproxima do outro;
- que o catequista não deve ficar preso ao manual de catequese, pois nenhum é completo, é um caminho apenas;
- saber “acolher” o catequizando, é o caminho para a perseverança;
- Que a catequese deve ser preparada conforme a realidade de seus catequizandos para alcançar seus corações;
- que nunca devemos improvisar a catequese, fazer de qualquer jeito, faz muito tempo que sou catequista eu já sei, não preciso preparar, muito pelo contrário que sempre devemos preparar os encontros, pois cada turma é única, e não dá para fazer catequese sem trazer a nossa emoção e experiência de vida; 
- que precisamos sair de uma catequese escolar, doutrinal, para uma celebrativa, com testemunho de vida, com objetivos claros de apresentar e anunciar Jesus Cristo a partir Dele.
- a importância do catequista se envolver na vida comunitária de sua paróquia.
- Que muitas vezes encontramos dificuldades em catequizar, não temos um lugar, falta de comprometimento, que os pais querem saber quanto termina, e que isso não deve nos desanimar.
- que o catequista não deve achar que seu trabalho foi em vão, pois a semente foi plantada... temos que esperá-la florescer, pois cada uma tem o seu tempo, afinal, nossa missão é levar o catequizando até Jesus, Ele é o centro. O catequizando deve desejar conhecer cada vez mais Jesus através do testemunho do catequista. 

No acolhimento do projeto da Diocese na Iniciação Cristã que está em fase de aprovação, é que devemos contribuir com a nova evangelização. 

Pe. Paulo Gil para finalizar a catequese pediu que cada um fizesse uma oração em cima da frase que recebeu na acolhida da jornada tirada da Palavra, no silêncio do coração.

Após a catequese do Pe. Paulo Gil deu-se inicio a Eucaristia vivendo a festa da Assunção de Nossa Senhora, na diocese sobre o título de Nossa Senhora do Desterro, presidida por nosso bispo D. Vicente e concelebrada pelos padres Leandro, Paulo, Márcio Felipe, Ferrari, encerrando com o envio de todos os catequistas.

A Jornada foi preparada pela Comissão Diocesana da Animação Bíblico-Catequética composta pela Roberta N. Biagio Bossi, Ana Paula de Oliveira, o assessor Pe. Leandro Megeto e os coordenadores regionais.

Na jornada tinham cerca de 2000 catequistas, que tem 65 paróquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. A você que não tem uma conta google(gmail), escolha a opção anônimo, identificando-se no final do seu comentário.