domingo, 30 de agosto de 2015

MENSAGEM AOS CATEQUISTAS - 2015



Celebramos neste domingo, dia 30 de agosto de 2015, 22º Domingo do Tempo Comum, O DIA DOS CATEQUISTAS. Somos convidados a renunciar tudo para seguir a Cristo livremente. É preciso entender esse chamado divino para sermos seus verdadeiros discípulos e discípulas.

O Senhor nos faça experimentar a alegria da convivência fraterna, sem dominação e nos ajude a assumir o serviço desinteressado e gratuito a todos os excluídos de uma vida digna. Neste domingo queremos recordar de forma especial a vocação e missão dos catequistas, vocação de profeta, aquele(a) que fala em nome de Deus a serviço da comunidade que pertence.

O celebrar nos remete a fazer memória, lembrar, reviver e a festejar a ação de Deus em todos os acontecimentos da vida. Hoje, queremos trazer presente a multidão de catequistas que em nossas comunidades semeiam a esperança, anunciando o Deus da vida.

Toda a Igreja se alegra ao ter em suas comunidades muitos e muitas catequistas capazes de promover uma “catequese ativa e eficaz”, na qual a fé e a vida se entrelaçam para gerar mais dignidade ao homem e à mulher nas suas reais situações.

Assim sendo, nós queremos bendizer ao Senhor porque chamou os catequistas para fazer ressoar e viver a tua Palavra em todos os cantos da realidade de nossa Igreja. Queremos colocar todos os catequistas nas mãos do Senhor, para eles e elas se deixem modelar pela paz e esperança do Cristo, Mestre e Senhor.

E queremos rezar ao Senhor neste dia: Ó Deus de ternura, tu consagraste e ungiste com teu Espírito o teu Filho Jesus para nos libertar, e realizar o teu Reino entre nós. Abençoa com teu amor todos os catequistas para que sejam o bom perfume, espalhando o Evangelho por todos os cantos do mundo. Amém!

O Concílio Vaticano II nos fala a respeito das (os) catequistas: “É digna de louvor aquela falange, tão grandemente benemérita da obra missionária entre os povos, os catequistas, homens e mulheres, que imbuídos do espírito apostólico com ingentes esforças trazem singular e indispensável auxilio à expansão da fé da Igreja” (AG, n.17).

A todos os catequistas minha mensagem de paz e de esperança na edificação do Reino. Que a bênção de Deus, por intercessão de Nossa Senhora das Dores, esteja com todos vocês e suas famílias. Um grande abraço terno e fraterno a todos e todas. Com estima,

Limeira, 30 de agosto de 2015.

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Diocesano de Limeira, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. A você que não tem uma conta google(gmail), escolha a opção anônimo, identificando-se no final do seu comentário.