quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Orientações da Diocese de Limeira-SP sobre as orações eucarísticas, em vista da renúncia do Papa Bento XVI

Orientações da Sé Vacante

Em vista da renúncia do Santo Padre, o Papa Bento XVI, ao seu ministério de Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, a Cúria Diocesana de Limeira, SP, com a aprovação do senhor bispo, Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, divulga algumas orientações práticas, para os sacerdotes e para o povo fiel, referentes aos três períodos seguintes:
1. Período antecedente à renúncia:
Até o próximo dia 28 de fevereiro, às 16 horas do horário de Brasília, DF, quando a Sé Romana ficará vacante, governa a Igreja o Santo Padre, o Papa Bento XVI. Como Vigário de Cristo na terra, por ele devemos orações, amor, veneração, respeito e obediência, e seu nome deve ser mencionado na Oração Eucarística.
2. Período da Sé vacante:
Durante a Sé vacante, e especialmente durante o Conclave, recomenda-se instantemente que todas as comunidades façam orações e súplicas pela eleição do novo Romano Pontífice. Para tanto, pode ser tomado o formulário da missa “Pela eleição do Papa” (no Missal Romano em “missas e orações para diversas necessidades”).
Considerando a utilidade pastoral, esta missa pode ser celebrada nos dias de semana da Quaresma, mas não nos domingos. Os sacerdotes saberão discernir sobre a oportunidade e sobre o uso moderado deste formulário no tempo da Quaresma.
Durante a Sé Vacante, na Oração Eucarística deverá ser mencionado apenas o nome do bispo diocesano, podendo-se mencionar também pelos bispos e Igreja Particulares do mundo todo.
3. Período posterior à eleição do novo Romano Pontífice:
Anunciada a eleição do novo Romano Pontífice, sejam tocados, onde for possível, os sinos das igrejas, como manifestação de júbilo e acolhida ao novo pastor supremo.
Para cada um destes períodos é bom que se faça celebrações nos âmbitos: diocesano e paroquial.
Recordo que no dia 22 de fevereiro, Festa da Cátedra de Pedro, celebramos em nossas paróquias a ação de graças pelo fecundo ministério e pelo grandioso legado, para a Igreja e para o mundo, deixado pelo Papa Bento XVI. Dom Vilson presidiu missa de Instalação da nova Quase-Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística em Porto Ferreira, SP, juntamente com a presença de vários sacerdotes e grande número de fiéis.
Após a nomeação do novo sucessor da Cátedra de Pedro, solicita-se que celebre em ação de graças pelo novo Pontífice da Igreja Católica em todas as paróquias de nossa Diocese. O bispo diocesano presidirá nesta onde estiver já pré-agendado a eucaristia neste dia e nesta intenção.
Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Diocesano de Limeira, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. A você que não tem uma conta google(gmail), escolha a opção anônimo, identificando-se no final do seu comentário.