sábado, 29 de setembro de 2012

ACONTECE...

Está acontecendo na Casa de Formação  Santa Fé-Anhanguera-SP, o 1º Simpósio da Animação Bíblica da Pastoral Sul1-CNBB, destinado à catequistas, seminaristas, sacerdotes,  religiosos e agentes de pastorais.
Na parte da manhã, a 1ª conferência  foi assessorado por Padre Boris Agustin Nef Ulloa, com o tema: "O conhecimento da Palavra de Deus para a animação Bíblica da Pastoral", tendo como referência o documento PONTIFÍCIA Comissão Bíblica. Povo Judeu e suas Sagradas Escrituras na Bíblia Cristã.


No período da tarde, a 2ª conferência foi proferida por Dom Leonardo Ulrich Steiner – Secretario Geral da CNBB com o tema: “Contemplar a Palavra que dá sentido a vida dos discípulos missionários de Jesus Cristo”.


Conferimos o vídeo do 1º Congresso Brasileiro da Animação Bíblica da Pastoral em Goiânia, que aconteceu em outubro de 2011, para que pudéssemos entender o porque da Animação Bíblico da Pastoral.



"A bíblia, durante muito tempo, ficou distante das mãos dos católicos. Há hoje uma maior aproximação dela, um maior respeito, amor, fome e sede. Mas temos muito ainda para caminhar. A palavra “animação” é muito importante, principalmente motivando, nos agentes pastorais, a leitura da Sagrada Escritura.
Tivemos algumas marcas de incentivo para o valor do texto sagrado nos últimos tempos. No Concílio Vaticano II houve o destaque da “Dei Verbum”, mostrando o valor da inspiração bíblica e a importância da Palavra em nossa vida. Esse documento convocou toda a Igreja para retomar a leitura e a prática da Palavra de Deus.
Quando falamos de animação bíblica da pastoral, estamos preocupados com o vigor da animação, da força da Palavra de Deus e dos frutos que as pastorais devem produzir. É sinal de que não podemos ficar em apenas discursos religiosos, mas perceber as exigências concretas do povo de Deus deste tempo.
Enfim, só teremos pastorais pertinentes se criarmos intimidade com a Palavra, com Jesus Cristo ressuscitado e vivo em nosso meio. Isto cria relações afetivas, comprometidas e atuantes, transformando os corações e as mentes das pessoas. Com isto as pastorais não serão de compromisso só dos pastores, mas de todo o povo da comunidade cristã.
Dom Paulo"(Dom Paulo Mendes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. A você que não tem uma conta google(gmail), escolha a opção anônimo, identificando-se no final do seu comentário.