sexta-feira, 20 de julho de 2012

Encerramento da Escola de AB-C

Terminou ao meio dia desta sexta-feira, 20, no Centro Pastoral Santa Fé em São Paulo, mais um módulo da Escola da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1 com o tema: “Escola Diocesana de Animação Bíblico-Catequética – Orientações da CNBB”, que começou na terça-feira,17, contando com a participação de 80 pessoas, sendo elas leigos, padres e religiosas. 
Os participantes foram recepcionados com um delicioso almoço e às 14h:00 se dirigiram ao auditório onde foram acolhidos pelo coordenador de nosso regional Pe. Paulo César Gil. Nossa aula inaugural foi ministrada pelo Bispo Referencial de nosso regional Dom Vilson de Oliveira, bispo de Limeira, que desenvolveu o tema: “Formação de Catequistas”, em seguida a catequista-blogueira Imaculada Cintra, da diocese de Franca, nos apresentou informações sobre o projeto “Rede de Blogs” da CNBB, lançando aos presentes o desafio de que todas as dioceses de nosso regional possuam um blog ligado ao blog do Regional, que por sua vez está ligado ao da Comissão de Animação Bíblico-Catequética Nacional (CNBB). 

Na quarta-feira pela manhã nos foi apresentado o tema: “Instrumentos de Estudos e Orientações” pelo Pe. Eugênio Pessato, assessor do sub-regional Campinas, no período da tarde Pe. José Roberto Cavasa, da diocese de Bragança Paulista, nos falou sobre: “A Elaboração do Projeto da Escola Diocesana de Catequese”. Para encerrar os trabalhos do dia Pe. Geraldo Raimundo Pereira, membro do clero da Arquidiocese de São Paulo – Região Lapa, nos levou a vivenciar um momento de mística tendo como base o texto bíblico de Atos dos Apóstolos 8, 26-40, onde meditamos o tema e o lema proposto para a Escola que são: “Caminho para o discipulado missionário” e “Fala Senhor na nossa voz” , respectivamente. 

No penúltimo dia, pela manhã, Pe. Paulo Gil desenvolveu o tema “Metodologia de uma Escola Bíblico-Catequética” que foi complementado no período da tarde pelo Pe. Fábio dos Santos Modesto, assessor do Sub-Regional Aparecida, que tratou dos “Eixos Temáticos da Escola Diocesana”, encerramos os trabalhos com um momento de partilha onde as dioceses que já possuem escolas puderam apresentar suas experiências. 

A manhã de hoje foi destinada a breves apresentações sobre o que serão o Congresso sobre os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e o Ano da Fé que será realizado em Curitiba/PR, de 07 a 09 de setembro e o Simpósio de Animação Bíblica da Pastoral – Regional Sul I que acontecerá nos dias 28,29 e 30 do mesmo mês no Centro Pastoral Santa Fé/SP e um momento de avaliação onde os presentes puderam apresentar os pontos positivos e negativos desse módulo.


Um do pontos positivos a resposta ao desafio lançado por Imaculada no início da semana, onde várias dioceses aderiram a rede de blogs, sendo grande parte deles criados durante os intervalos da escola. O encerramento da escola foi marcado com uma Celebração de Envio realizada na capela tendo como presidente Pe. Marcelo Eduardo Bonifácio, membro do clero da diocese de Catanduva. 



Bruno do Nascimento Caricatti – Diocese de Itapetininga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. A você que não tem uma conta google(gmail), escolha a opção anônimo, identificando-se no final do seu comentário.